Organizar festa de quinze anos, podemos começar por falar no cardápio que deverá estar sempre relacionado com o mesmo estilo escolhido para a festa. Mas sempre que for possível pode dar-lhe o seu toque pessoal. Um churrasco, por exemplo, pode ser acompanhado com várias saladas e, depois, no final com muitos doces. Se a ementa for pizza, poderá servir vários tipos de pizzas entre elas, pizzas doces e salgadas. Já no caso de pretender organizar a festa para quinze anos de forma temática ou japonesa, estas devem ter obrigatoriamente comidas típicas. Nunca se deve esquecer de que a sua melhor amiga pode detestar comida japonesa como sushi ou qualquer coisa do género, deve por isso tentar variar o mais possível na escolha do menu.
A sensação do momento, principalmente em festas que ninguém irá querer ficar sentado é servir comida tipo finger-food. Os empregados ou garçons, deverão ficar espalhados pela sala, servindo aos convidados que estão a dançar pela pista ou simplesmente a conversar, pequenas acepipes para se comer com as mãos, ou outros como por exemplo, mini hambúrgueres, cones com batatas fritas, mini pizzas, pãezinhos de queijo ou massa em palitos. As bebidas a organizar para uma festa de quinze anos também devem ser práticas como caipirinhas, sumos de água de coco ou diversas bebidas tipo drinks ou cocktails coloridos. Os doces são os mais apetecidos de todo o evento. A grande sensação é ter alguém a servir o doce, que enrole a massa ali mesmo, passe sobre a massa a cobertura que o convidado quiser escolher (açúcar granulado tradicional, açúcar colorido, natas ou chantilly, coco ralado, etc.).
No fim, a pessoa convidada só terá de espetar o doce num palito andar pela festa a petiscar. Mousses servidas em mini tacinhas, tortas ou pequenas trufas também são uma excelente sugestão para este tipo de festas. O bolo de aniversario de quinze anos pode e deve ser bastante colorido, com recheio e cobertura. O recheio de chocolate ainda é o mais popular entre os adolescentes e costuma fazer imenso sucesso entre os convidados. Se for feito de trufas, ainda melhor. Para uma adolescente, o completar dos seus quinze anos é o viver de um aniversário muito especial, e como tal, merece ser comemorado em grande. Naturalmente que os pais devem estar em sintonia com a sua jovem filha, não só para tentarem perceber qual o tipo de festa que ela desejaria festejar, como também para a informar qual o orçamento familiar de que dispõem. Os festejos podem ser iniciados de forma a organizar na festa dos quinze anos, uma pequena celebração litúrgica.
No seio de famílias mais conservadores e católicas é costume mandar celebrar uma missa, o que pode ocorrer na véspera do dia do evento, ou até no mesmo dia pela manhã cedo, ou ainda nalguns casos, apenas algumas horas antes da recepção. Por ser uma cerimónia religiosa, as roupas devem ser sóbrias e apenas deverá contar com a presença dos seus familiares e amigos mais próximos. São varias as maneiras de poder comemorar: fazer uma comemoração dançante, combinar um jantar à americana, ir almoçar num sítio charmoso e elegante, organizar um chá ao cair da tarde, etc. Se o seu desejo é o de celebrar e organizar a festa para quinze anos em grande estilo, como nos manda a tradição, a opção mais viável recai em fazer uma festa de 15 anos num clube, discoteca ou restaurante, sempre acompanhados de um serviço de bufete. Este tipo de eventos deverá sempre começar entre as 21 e as 22 horas, dando assim tempo para que se possam cumprir devidamente todos os rituais.